Estilo de Vida Nomade Digital – Os Nomades Modernos

Viver o estilo de vida nômade digital significa confiar na internet para sustentar financeiramente uma vida nômade moderna. Essa tendência relativamente nova permite que você se torne independente de um só local e se mova constantemente entre cidades e países enquanto trabalha remotamente.

O estilo de vida nômade digital está rapidamente se tornando uma das formas mais populares de se viver um estilo de vida com mais liberdade e independência. Esta tendência reflete as possibilidades que a tecnologia oferece para criar um número crescente de Nômades Modernos.

As principais razões para o aumento da tendência nômade digital são:

  1. A melhora da velocidade da internet em todo o mundo.
  2. Crescente aceitação de contratos de trabalho remoto entre indivíduos, freelancers e empresas.
  3. O surgimento dos espaços de coworking em todo o mundo permite aos nômades digitais a infra-estrutura e estabilidade de forma eficaz, sem a necessidade de alugueis a longo prazo.
  4. Abundância de aplicativos de viagens e serviços que permitem que os nômades viajem de maneira mais eficaz. Esses serviços (por exemplo, Google Maps, Airbnb) lidam com todos os aspectos da vida na estrada, de acomodações, transporte, saúde e reuniões com pessoas.
  5. Número crescente de blogs nômades digitais que aumentam a quantidade de informações sobre um estilo de vida que parece anormal e irracional à primeira vista.

A tendência nômade digital pode ser vista como uma evolução da mochila, permitindo que aqueles que desejam continuar suas viagens façam isso de forma sustentável enquanto trabalham na estrada e desfrutem das vantagens do estilo de vida nômade. Aqueles que optam por se tornar nômades digitais estão enfatizando a criação de um ambiente de trabalho que seja “Local Independente”. Seja freelancer ou seja um empresário nômade digital, os nômades digitais bem-sucedidos garantem que seu modelo de ganhar a vida seja feito independentemente do lugar onde se hospedam.

É interessante notar que enquanto a tecnologia está contribuindo para o aumento do número de nômades digitais modernos, é também a principal razão por trás do rápido desaparecimento das antigas tribos nômades que, ou escolhem ou são forçadas a se estabelecerem principalmente devido a mudanças tecnológicas e tecnológicas e mudanças culturais.

O termo Digital Nômade consiste em duas palavras:  1) Digital, que implica trabalho remoto on-line, e 2) Nômade, um indivíduo ou família que muda constantemente de local sem um lar estável permanente.

As categorias seguintes de nômades digitais são classificadas pelo nível de flexibilidade e liberdade que permitem, de baixo a alto:

Trabalhadores Remotos Corporativos: Esses nômades trabalham para uma empresa que os permite, ou os força, a trabalhar de casa. Isso permite que eles viajem com uma fonte de renda relativamente estável.

Freelancers: Esses nômades têm trabalhos on-line que podem ser executados remotamente, como codificação, design gráfico ou escrita freelance. Neste caso, o nômade digital está fornecendo serviços para vários clientes, que freqüentemente mudam.

Empresários / Startup Proprietários: Alguns nômades digitais perseguem o sonho de começar um negócio como um empresário nômade. Isso permite maior liberdade e a capacidade de criar “coisas” exclusivas de forma independente. Em alguns cenários de sucesso, o empreendedorismo nômade permite potencialmente a total liberdade através da terceirização do processo ou da venda do negócio, uma vez que ele esteja “pronto”. Deve-se notar que muitos nômades tentam operar um blog de viagens, mas poucos realmente ganham a vida com isso.

Depois de discutir a parte “Digital”, vamos nos aprofundar na parte “Nômade”. Em primeiro lugar, vamos começar com algumas definições. O que se qualifica um estilo de vida nômade? Qual é a diferença entre um estilo de vida nômade, um estilo de vida “livre de localização” e um estilo de vida “trabalho remoto”? A idéia principal aqui é que os nômades trocam de lugar constantemente (preferivelmente para lugares que nunca estiveram antes) sem ter uma base permanente.

Os estilos de vida dos nômades digitais variam substancialmente de acordo com as preferências e características dos nômades. No entanto, existem poucas características semelhantes compartilhadas por aqueles que optam por se tornar nômades digitais:

Estilo de viagem = O estilo de vida de um nômade digital tende a ter um componente de viagem mais suave do que os estilos de vida de outros tipos de nômades. Isso ocorre porque os nômades digitais dependem de uma certa quantidade de infraestrutura para sustentar seu estilo de vida e, como resultado, a maioria dos nômades digitais passa alguns meses em cada local antes de se mudar. Isso geralmente é chamado de “viagem lenta”.

Locais urbanos = Nômades digitais geralmente preferem cidades, principalmente capitais. Isso se deve à infraestrutura necessária para realizar o trabalho. As cidades geralmente têm melhor conexão com a Internet, uma grande variedade de espaços de coworking e a capacidade de se conectar socialmente com pessoas que pensam da mesma maneira.

Estrutura de custos = Os nômades digitais optarão por passar mais tempo nos países em desenvolvimento com baixo custo de vida. Isso permite que eles ganhem dinheiro de clientes em países ricos, enquanto aumentam muito sua qualidade de vida em países de baixo custo. Deve-se notar que muitos nômades digitais preferem escolher “Digital Nomad Hubs”, que são locais que já são populares com outros nômades digitais, onde eles podem encontrar uma comunidade e conhecer outros nômades que compartilham seu estilo de vida enquanto viajam.

Ambiente de trabalho = Alguns nômades digitais preferem trabalhar em espaços de coworking que oferecem estabilidade e conexão rápida à internet. Outros nômades preferem encontrar o café perfeito ou trabalhar em seu apartamento alugado ou pousada.

Rotinas = O estilo de vida nômade digital geralmente leva as pessoas a adaptar as rotinas diárias, o que permitirá que a estabilidade se concentre em trabalhos de alta qualidade. De acordo com minha experiência, a maioria dos nômades digitais se ajusta à programação de seus clientes remotos e adapta uma semana de trabalho regular enquanto faz suas viagens no fim de semana.

Local disfarçado = Devido à relativa estabilidade e rotinas associadas ao estilo de vida nômade digital, aqueles que se adaptam geralmente se tornam um morador “local disfarçado”. O círculo social de um nômade digital geralmente inclui mais moradores locais ou outros nômades digitais do que turistas, pois ficam mais tempo em um local e ter o mesmo horário de trabalho que os locais.

No geral, um estilo de vida nômade digital pode ser muito gratificante, pois permite que as pessoas que gostam de viajar tenham um período de vida adicional estendido e sustentável na estrada.

Mesmo que a vida nômade digital não seja agitada e inclua rotinas de trabalho e diárias, não devemos subestimar sua singularidade e a capacidade oferecida para clicar no botão “Reset” e mudar completamente um local sem muita preparação.

Deve-se notar que os nômades digitais variam enormemente em aspectos-chave, como frequência de viagem, tempo de permanência, atividades de trabalho, rotinas diárias e preferências de localização.

Como nômade digital, você terá a sorte de construir e projetar sua vida com graus mais elevados de liberdade, ao mesmo tempo em que estará sujeito às desvantagens e desafios de uma vida nômade.

Este artigo foi escrito por Rubiana Ozturk, saiba mais sobre viagem de longo prazo pelo mundo em seu blog: http://www.comoplanejarasuaviagem.com.br/

            

Post a Comment

Your Email address will not be published


(optional)